Como fazer para não cortar alguns componentes usando “Seção de corte parcial!”.
Hoje vou falar sobre uma coisa pra vocês que algum tempo não precisava executar, precisei criar um corte de seção parcial no detalhamento de uma montagem para mostrar um parafuso e uma arruela que estava meio que escondido, e não queria criar outra vista só para ter que mostrar esses dois componentes, então eu usei um recurso que a bastante tempo não usava e gastei um tempo tentando lembrar.
Fazer um corte de seção parcial é fácio o problema é que ele corta tudo que vê pela frente, dependendo da profundidade ou da aresta especificada; mas existe uma “maneira” que bom não acham! sempre tem uma maneira com o Solid! bem existe uma maneira de criar um acorte em seção em qualquer profundidade e escolher quais componentes você quer ou não que ele corte.
Bem vamos lá!!!
Basta criar o corte normalmente, depois ir na coluna do lado esquerdo chamada “Árvore de progetos”, escolher a vista em que o corte está relacionado, clicar no corte com botão direito e depois em propriedades, como mostra a figura a figura!
Agora você vai clicar na aba escopo da seção, clicar nos componentes que você não quer que sejam cortados, “os componentes devem ficar dentro de uma caixinha azul na janela que se abriu”, depois marcar a opção: não cortar todas as instâncias, pronto é só dar OK!
Siga como mostra as imagens.
Boa sorte!
Fiquem com DEUS!
Tutorial completo de como criar Template de detalhamento!
Para criar um template de detalhamento é necessário criar o template da peça ou montagem onde se criara as propriedades que serão vinculadas as notas do detalhamento. Abra uma nova montagem normalmente, vá para ferramentas; opções; propriedades do documento;
unidades; e em sistema de unidades defina o qual sera usado.
Agora nos menus rolantes selecione arquivo; propriedades; na janela de informações de resumo escolha a aba personalizar, o nome que for digitado nela sera o mesmo que
aparecera posteriormente na criação de vínculo do detalhamento; na aba "Tipo" sempre escolha a opção texto ; na aba valor/ expressão em texto digite o que vai querer que apareça na nota do detalhamento ex: Se você digitou em nome do Projetista ou Pintura, em valor/expressão em texto digite Fulano de Tal ou sim 2° norma tal, ou se em nome você digitou peso, no canto direito da linha a uma seta apontando para baixo clicando nela abre -se algumas opções padrão do software, escolha massa, aparecera na linha sw -... isto vincula - se diretamente com a montagem ou peça e mudando os materiais ou componentes muda- se também estes valores que são vistos na próxima aba a de valor calculado que corresponde exatamente ao que sai no detalhamento .
Feito isso vá para Arquivo; salvar como; template de peça ou template de montagem ; salvar.
Abra novo desenho; Opções; Propriedades documento; Escolha o sistema de unidades , tipo e tamanho de setas, comportamento de zeros a direita, fonte de anotações...OK
clique com o botão direito na folha ; propriedades; escolha o diedro (primeiro angulo; escolha a escala da folha; OK.
clique c/ o botão direito na folha ; editar formato da folha;delete as linhas e as notas existentes e desenhe o formato da sua folha.
O desenho do formato começará pela margem e para isso é preciso as dimensões da folha; para encontra- las ; clique com o botão direito na folha ; Propriedades ; habilite tamanho personalizado da folha ; Estes valores de largura e altura serão utilizados como parâmetros para o passo seguinte...
Esboce um retângulo em sua folha em branco ; selecione o ponto inferior esquerdo ; na janela de propriedades a esquerda ; em parâmetros ; defina x= 0 e y= 0 ; adicione uma relação de fixo ; OK. Selecione o ponto superior direito do retângulo e na janela de propriedades defina x e y com os valores obtidos no passo anterior e adicione uma relação de fixo.
Crie um offset do retângulo obtido com direção para dentro criando assim a margem da folha; desenhe o formato de sua legenda dimensione-o e oculte as cotas.
Selecione a nota na barra de ferramentas de anotações e insira notas em todos os lugares onde haverão texto e digite somente nos enunciados .
Para que os vínculos sejam feitos é necessário que haja um arquivo feito no template de peça ou montagem criado no passo anterior, então modele, insira algumas propriedades, salve e insira na sua folha, lembrando que para ver o seu arquivo na folha é necessário sair da edição de folha. Feito isso volte para edição de folha.
Selecione a nota vazia na frente do enunciado Escala da legenda e na janela de propriedades a esquerda selecione vincular a propriedade
Há duas opções distintas de vinculo:
Documento atual : Vincula com referencias a folha de detalhamento como cota, formato dafolha ...
Modelo na vista especificado na propriedades da folha: Vincula as propriedades da peçarepresentada na folha, e nessa opção você encontrara além das opções padrão dasoftware(SW – nome de arquivo) as que foram adicionadas na peça(peso).Escolha e de um OK.
Faça isso com todas as referidas notas; saia da opção de edição de folha ; delete todas as vistas (se não forem deletadas aparecerão toda vez que abrir um novo desenho) Arquivo; salvar como; template de detalhamento; salvar.
OK pessoal!
Fiquem com Deus!!!
Procedimento para recuperar as referências de um arquivo que foi renomeado ou movido de forma errada!!!
Procedimento para recuperar as referências de um arquivo que foi renomeado ou movido de forma errada!!!
Se caso você tenha movido ou renomeado um documento do Solidworks e este arquivo perdeu as referências da montagem e não aparecem mais, você pode resolver da seguinte forma:
Ex: Com o Solidworks aberto clique em Arquivo ; Abrir ; Escolha o documento de montagem que perdeu as referências com seus arquivos ; clique nele mas não abra ; depois clique em referências ; na janela que se abrirá haverá duas colunas, na primeira coluna você vai dar dois cliques no arquivo que perdeu as referências, abrirá outra janela onde você terá que encontrar o arquivo ou pasta que foi movido ou renomeado ; Clique em Abrir ; depois OK ; e abra a montagem normalmente e a montagem atualizará as referências perdidas.
Siga exatamente a ordem das setas indicadas na figura que não terá erro.
Um abraço a todos e estudem!!!
Carlos Eduardo!
Como ocultar componente na montagem!
Muitas veses, ao trabalharmos com montagens no Solidworks que contenham componentes que não precisam ser representados no desenho de detalhamento, e ficam ali poluindo nosso desenho com informações desnecessárias, as veses queremos mostrar só um determinado ponto na pontagem e temos que mostrar diversas outras coisas que não precisam estar ali; um dos grandes problemas de usuários do “Autocad” não conseguirem se adaptar com o ambiente de detalhamento do Solidworks é esse, o simples fato de controlar o que vai ou não aparescer no desenho, tipo: como a vista vai ser rebatida, como um corte vai ser representado ou o que vai ou não ser representado no corte.
No Solidworks é diferente o usuário tem que se acostumar com as regras que ele te impõe “o que não deixa de ser o correto” mas tudo bem! é que no Autocad tudo é trabalhoso então quanto menos você desenhar “ufa” é bem melhor, por isso foram criadas várias regras de desenhos para que os desenhistas ganhem tempo.
Mas o que eu quero com tudo isso, é mostrar como se oculta um componente de uma montagem, então vamos lá.
Com o arquivo de detalhamento de uma montagem aberto expanda a árvore do arquivo de montagem que fica do lado esquerdo, depois busque o componente à ser ocultado, clique com o botão direito, procure pela opção exibir/ocultar e depois ocultar componente como mostra a imagem.
Pronto o comonente foi ocultado, pode-se também clicar direto encima do componente e procurar pela mesma opção que terá o mesmo efeito.
Veja a imagem:
Saiba como converter arquivos antigos para versão mais nova!
Se você trabalha numa empresa que contenha muitos arquivos do Solidworks antigos, poderá programa-lo para executar esse serviço sozinho pra você, sem ser incomodado e sem perda de tempo, pode agendar a conversão dos arquivos para depois do horário de trabalho, basta deixar o micro ligado!
O Agendador de Tarefas do SolidWorks substitui o Assistente de conversão como o utilitário
para a realização de conversão de arquivos criados em versões anteriores do SolidWorks.
O Agendador de Tarefas do SolidWorks converte arquivos no sistema de arquivos da rede
ou em vaults do SolidWorks Workgroup PDM. Os utilitários para conversão de arquivos
do SolidWorks Enterprise PDM não se encontram no Gerenciador de Tarefas.
A nova tarefa Converter arquivos executa a conversão. Ela verifica as dependências
automaticamente e converte as peças referidas antes de tentar converter as montagens.
Para acessar o Agendador de Tarefas no Windows, clique em Iniciar, Todos os
programas > SolidWorks 2009 > Ferramentas do SolidWorks > Agendador de
Tarefas do SolidWorks. No Agendador de Tarefas, clique em Converter arquivos.
Até que um arquivo seja convertido para a versão atual do SolidWorks e salvo, o comando Arquivo > Salvar apresenta um ícone de aviso, , indicando que o arquivo será convertido quando for salvo.
Veja esta imagem!
Aprendendo a criar um recurso de biblioteca!
Para criar um recurso de biblioteca, crie primeiro um recurso base para adicionar os recursos que deseja incluir no recurso de biblioteca. Os recursos de biblioteca possuem a extensão .sldlfp. O modo como um recurso de biblioteca é criado afeta o
seguinte:
_ Posicionamento do recurso de biblioteca no modelo.
_ Edição da posição do recurso de biblioteca.
Ao criar um recurso de biblioteca, decida se deseja incluir ou excluir referências.
Não é possível criar peças de chapa metálica, soldagens ou moldes e salvá-las como recursos de biblioteca.
Referências
Para criar um recurso de biblioteca que inclui referências, é necessário dimensionar o recurso de biblioteca de acordo com a peça base na qual deseja criá-lo. As referências criam dimensões usadas para posicionar o recurso de biblioteca (*.sldlfp) no modelo (*.sldprt).
Os recursos de biblioteca com referências de face como filetes não requerem dimensões de referência.
Também é possível criar referências usando relações. Por exemplo, se o centro de um arco for alinhado na horizontal, vertical ou coincidir com a origem do esboço, uma referência será criada.
Local
Para criar um recurso de biblioteca sem referências, crie-o sem dimensões nem relações com a peça base. Em vez de usar referências para posicionar o recurso de biblioteca no modelo, edite o esboço do recurso de biblioteca e posicione-o de acordo com o modelo.
Não é possível criar uma peça de recurso de biblioteca (arquivo *.sldlfp) de um documento de peça com múltiplos corpos.
Para criar um recurso de biblioteca:
1. Abra uma nova peça, esboce um perfil e crie um recurso base.
2. Crie os recursos que deseja adicionar ao recurso de biblioteca.
Para criar uma peça que inclua vários recursos extrudados e salvá-la como um recurso de biblioteca, certifique-se de que Mesclar resultado esteja selecionado. Isso garante que todos os recursos sejam incluídos quando o recurso de biblioteca for arrastado para um modelo.
3. Determine como deseja posicionar o recurso de biblioteca quando adicioná-lo ao modelo:
Referências. Dimensione os recursos para a base. - ou -
Local. Exclua as dimensões ou relações existentes entre os recursos e a base.
Usando referências Usando local
Após criar os recursos, adicione as configurações adicionais.
5. Feche o esboço e faça o seguinte:
a. Clique na guia Biblioteca de projetos para abrir o Painel de tarefas.
b. Clique em para fixar o painel de tarefas e selecione Biblioteca de projetos .
c. Navegue até a pasta onde deseja adicionar o recurso
de biblioteca.
d. Pressione Ctrl e, na árvore de projeto do FeatureManager, selecione os recursos que deseja salvar como um recurso de biblioteca.
Não inclua o recurso base como uma peça do recurso de biblioteca. Se o recurso base for incluído, a base fará parte do recurso de biblioteca (*.sldlfp) quando ele for arrastado para um modelo.
e. Pressione Ctrl e arraste os recursos para o painel inferior do Painel de tarefas.
A exclusão de alguns recursos pode causar erros de reconstrução na peça do recurso de biblioteca devido às
dependências não resolvidas.
6. Na caixa de diálogo Salvar como digite o nome e (opcionalmente) qualquer um dos seguintes itens:
a. Digite uma descrição.
b. Selecione Salvar como cópia.
c. Clique em Referências para exibir a caixa de diálogo Salvar como com referências.
7. Clique em Salvar.
A extensão .sldlfp é automaticamente adicionada.
Se o modelo for fechado, uma solicitação para salvar a peça será exibida. O recurso de biblioteca já está salvo, então você pode fechar o modelo sem salvá-lo com a extensão .sldprt.